quinta-feira, 8 de julho de 2010

São Paulo corre sério risco de ficar fora da abertura da Copa-2014

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) diz que o prazo para São Paulo está na data-limite. Incompetência tomou conta da comissão paulista

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira, em Johanesburgo, que São Paulo está “sem estádio” para a Copa de 2014 e que o prazo para resolver o problema “está perigosamente na data-limite”.

O cartola participou do encontro diário que a Fifa promove com os jornalistas credenciados para a Copa. O tema do dia era o Mundial de 2014. Teixeira estava acompanhado do diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, do ex-jogador Romário e do técnico Carlos Alberto Parreira.

Segundo o presidente da CBF, no seu encontro com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, realizado quarta-feira, em Johanesburgo, nada foi decidido. “Tivemos uma conversa genérica”. Teixeira afirmou que voltará a se encontrar com Kassab e com o governador do Estado, Alberto Goldman, em São Paulo, no dia 19 ou 20 de julho.
O tema do encontro, segundo Teixeira, é claro: “Ter uma definição de qual papel São Paulo quer ter na Copa. Mas o prazo está se afunilando. Se quer fazer a abertura ou participar da Copa. Nós estamos perigosamente na data-limite e este problema de São Paulo tem que ser resolvido logo”.

Questionado sobre a possibilidade de ocorrer mudanças de sede – são 12 cidades – Teixeira desconversou: “Não estamos tratando deste assunto agora”. Segundo ele, ainda há problemas em relação ao estádio de Curitiba. “Ainda não recebemos o relatório final com a análise das garantias financeiras de Curitiba”, disse. “Os demais estádios, pelo que soube daqui, já enviaram.”

A discussão sobre trocas de sede só ocorrerá, deu a entender, depois da análise das garantias financeiras oferecidas para as obras em todos os estádios. Minas Gerais e Brasília, disse, são os que estão em situação mais adiantada.

Teixeira também não quis falar sobre onde poderá ser a abertura da Copa, caso não seja realizada em São Paulo, como está previsto. “São Paulo, por meio do governador José Serra, se colocou desde o inicio como possibilidade de fazer a abertura.” O cartola lembrou que a Fifa estabelece as capacidades mínimas para cada tipo de partida – da abertura, da final e da semifinal –, sugerindo que o primeiro jogo não pode ser em qualquer estádio. As informações são do UOL

As autoridades paulistas responsáveis por resolver a questão do estádio da capital para abrigar o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil, abusaram da incompetência.

O Brasil foi escolhido como sede para Copa-2014 há aproximadamente três anos, tempo suficiente para resolver a questão do estádio e estrutura para receber o jogo de abertura. Mas nada foi feito, e o Morumbi – principal estádio da capital paulista - foi praticamente descartado.

Agora, a FIFA e a CBF exigem uma nova arena ou um projeto concreto e com garantias do próprio Morumbi. A diretoria do São Paulo Futebol Clube, responsável pelo estádio da Zona Sul, não tem condições financeiras e muito menos garantias que conseguirão atender a todas as exigências da FIFA para a reforma do Morumbi. O São Paulo quer dinheiro público para reforma, o que é proibido para ser utilizado em reformas de obras particulares.

Essa situação é, no mínimo, uma vergonha para a maior metrópole da América Latina que teria condições até de receber a final se houvessem pessoas sérias a frente da comissão paulista. O Prefeito Gilberto Kassab não se mostrou nem um pouco interessado em fazer algum esforço para que a situação seja revertida.

Lamentável, bagunça total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi encaminhado para moderação. Por favor, aguarde a liberação do mesmo.